quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Gerenciamento de Projetos


Para falarmos sobre gerenciamento de projetos, devemos entender primeiro o que é um projeto. A PMI (Project Management Institute) define projeto como: “Um esforço temporário para produzir um produto, serviço ou resultado único”, ou seja, um projeto é um conjunto de metas para se alcançar um determinado objetivo, que pode ser desde produzir um produto, a um serviço ou resultado.


Em um projeto podem existir muitas tarefas a serem feitas, e se elas não forem organizadas, podem atrasar a conclusão das etapas por conseqüência, a conclusão do projeto e até mesmo aumentar o custo da produção. 

 Gerenciamento de projetos é basicamente destrinchar o projeto em tarefas a serem cumpridas, com isso os responsáveis por cada meta iram ter um enfoque maior em suas tarefas executando melhor seu papel no projeto, mas lembrando sempre que toda divisão de tarefas tem uma certa lógica a ser seguida. Pesquisas mostram que quando não se usa as técnicas de gerenciamento em um projeto, ocorre o aumento de até 50% dos prazos e 10% dos gastos.  

Hoje em dia, existem ferramentas disponíveis que nos auxilia no gerenciamento dessas tarefas. Como por exemplo, o Microsoft Project que é muito utilizado por empresas e faculdades no gerenciamento de projetos.

Imagem de projeto sendo gerenciado no Microsoft Project

 Cronograma
 

Diagrama de Gant 


Diagrama de Rede



Nenhum comentário:

Postar um comentário